VERGONHA! Brasil ocupa 99º lugar em índice de liberdade de imprensa.

brasil  títuloVERGONHA! Brasil ocupa 99º lugar em índice de liberdade de imprensa.

O índice divulgado pela instituição REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS deixa claro que a sociedade brasileira não tem como confiar em seus meios de comunicação tradicionais.

Diferente de alguns países do Oriente Médio e África, onde há guerras e falencia institucional, no Brasil a liberdade de informação é prejudicada principalmente por pressões econômicas, políticas e ideológicas.  

A omissão da mídia nacional em relação às grandes e contínuas manifestações que ocorrem essa semana na Argentina são um óbvio exemplo de que a mídia hesita em publicar aquilo que não interessa aos governantes. Membros do governo, principal cliente das agências de publicidade, com toda certeza vetaram a exibição dos acontecimentos na Argentina com medo de que isso incentive os brasileiros a ir para as ruas novamente, desta vez em manifestações "permanentes” até que o governo caia.

Especialistas internacionais apelidaram o Brasil de “o país dos 30 Berlusconis”. Dizem que o gigante da América do Sul, em relação à liberdade de imprensa, é um dos países mais perigosos do continente. Um dos fatores seria a existência de muitos políticos corruptos e poderosos, sendo que muitos também seriam empresários de mídia.

Vejam o gráfico divulgado pelos Repórteres sem Fronteiras.

Entre 180 nações aferidas em 2014 o Brasil ficou em 111º, uma posição vergonhosa e bem atrás de países como Kosovo, Sérvia e Uganda. Nos dados divulgados em 2015, após grande pressão da sociedade para que a mídia seja isenta e livre, o país retornou para a posição 99, considerada ainda péssima para uma nação que se diz democrática.