O Exército brasileiro tem empreendido grandes esforços no sentido de elevar o status da força diante da sociedade Brasileira. Observa-se que as diversas organizações militares da força terrestre têm seguido fielmente as orientações do General de Exército Tomás Miné, comandante do Exército, em relação à comunicação estratégica. No início do ano, o general publicou dias diretrizes para o quadriênio e nelas enfatizou a necessidade de intensificar a comunicação social, otimizando esforços para atingir os Objetivos Estratégicos do Exército (OEE) e contrapor as narrativas desfavoráveis. A força tem sido atacada diuturnamente nas redes sociais e a situação incomoda muito a cúpula armada.
Recentemente, sites do Exército e veículos especializados em Forças Armadas informaram sobre um evento em Minas Gerais que proporcionou um dia de lazer para empresários e autoridades. Os convidados tiveram a oportunidade de andar em veículos militares acompanhados de um renomado general de divisão.
Imagem/fonte: 4ª Região Militar
Texto do Exército: “… 4ª Região Militar, “Região das Minas do Ouro”, congregou autoridades militares, civis, empresários e stakeholders de Minas Gerais no Programa “Conheça o seu Exército”.
Lançado em 2007, o programa tem como propósito apresentar à sociedade o trabalho do Exército em várias regiões do Brasil, reforçando sua imagem de prontidão constante.
No evento, os participantes estiveram no Forte Tiradentes, observando a operação das tropas de Belo Horizonte. O Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Paulo Alipio Branco Valença, ressaltou o valor do programa para promover a conscientização sobre a Defesa nacional.
Os convidados também presenciaram demonstrações operacionais do Exército, incluindo atividades no 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, como montanhismo militar e técnicas de combate.”
Observatório da Rede — Com base em post do exército: https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/U3X7kX8FkEXD/content/id/16652529